terça-feira, 25 de junho de 2013

Sejam bem vindos ao mais novo ponto de encontro e discussão do CEM Profª Marli Capp.

Olá,
             
     Nesta primeira postagem/atividade, vamos analisar dois assuntos que estão bem atuais e que geram polêmicas: a maioridade penal e os protestos que ocorrem pelo país.
      Com base na matéria publicada na edição nº 782 da revista Época, de 20 de maio de 2013, o professor Denis Rosenfield versa sobre a maioridade penal e traz a baila uma discussão que está "em alta". Abordando casos recentes e conhecidos, como o do menino João Hélio, que tem uma praça com seu nome e esculturas que o homenageiam, na cidade de Araruama - RJ, onde costumava passar suas férias. Com isso, Rosenfield nos faz pensar sobre a alteração, ou não, da idade mínima de punição  para um "transgressor da lei". 
      A outra postagem/atividade vai levantar uma discussão sobre os protestos que invadem as ruas, e para isso, convido todos a lerem o artigo "A razão de tanta fúria" publicada na edição 2326 da Revista Veja em 19 de junho de 2013. Vale a pena conferir a seção "Carta ao Leitor", página 12, onde é feito um breve comentário sobre o tema. A matéria, assinada pelas repórteres Bela Megale e Carolina Rangel, além de comentar sobre as manifestações do Brasil a fora, ainda faz um paralelo com outras "revoltas". 

      Neste momento, solicitamos a todos que leiam as reportagens, pesquisem sobre o tema, opinem sobre as mesmas e comentem com os colegas. Enfim, aproveite este espaço para interagir e aprender. Para isto, basta comentar, clicando no link abaixo.

129 comentários:

  1. É preciso avaliar com cautela a ressignificação das mobilizações populares urbanas contemporâneas, já que todo esse processo está em constante construção.
    Após o início das manifestações muitos jornalistas parecem ter respostas, mas deveriam se concentrar em analisar as perguntas que surgem.

    A matéria é tendenciosa, criminaliza os partidos populares de esquerda e legitima a atuação policial, chamando de "agir com vigor" o que na prática pode ser traduzido por repressão.

    Vivemos um momento único de participação e efervescência política no país. Muitas pautas propostas pelos manifestantes estão sendo alcançadas e muitas outras ainda serão conquistadas.
    A ideia de que os protestos não darão a lugar algum é gravíssima, trata o real como algo imutável, como se as contradições sociais não pudessem mais ser superadas.
    Podemos e devemos contribuir nesse processo, sendo partícipes da construção de um país melhor para TODOS!

    Não é utopia expor nossos problemas e cobrar soluções. Os sujeitos utópicos, na acepção de sonhadores distantes do real, são os que acreditam que as coisas podem continuar indefinidamente como estão, com apenas algumas mudanças cosméticas.

    É preciso compreender que em um jogo de disputas, tensões, diferentes imaginários de cada ator social em jogo, cada um de nós desempenha um importante papel. De forma pacífica, vamos todos ocupar o espaço público, palco de importantes disputas e vitórias populares. Vamos para a rua!

    Profª Rose Mary

    ResponderExcluir
  2. O brasileiro foi às ruas para reclamar da situação de seu país, reivindicar seus direitos mais infelizmente,nem sempre esse direito foi respeitado. Desde o dia que começaram os protestos, apesar de vários protestos terem sido pacíficos, também houve várias demonstrações de hostilidade e violência por parte da polícia e dos manifestantes.O que dizer para uma repórter que estava lá apenas para exercer sua profissão e é atingida por uma bala de borracha no olho?
    Apesar de tudo, as pessoas continuam achando que todos os protestos foram sem sentido, sem um motivo fixo mais não precisamos ter apenas um motivo para ir às ruas e reivindicar nossos direitos, devemos aproveitar um momento tão lindo em que o país está unido para falarmos tudo o que nos revolta.
    willian santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Willian, parabéns por inaugurar nosso blog. Sua opinião foi muito boa. Mas, no seu ponto de vista, mesmo com vandalismo e tudo quais foram os ganhos, se é que houve, destas manifestações?
      Fica a dica para as próximas postagens.

      Excluir
    2. No meu ponto de vista não houve grandes perdas porém estão por vir algumas mudanças.E agora o povo brasileiro está nas ruas querendo mais participação,querendo melhorias nos serviços públicos assim como a Dilma propôs um plebiscito sobre a reforma política que é um bom resultado das manifestações.

      Excluir
    3. Concordo com você Willian. Agora é a hora de colocarmos para fora tudo aquilo que está entalado em nossa garganta.

      Excluir
    4. http://standupbrazil.wordpress.com/

      Sr Willian Caldeira, creio que "copiaram a TUA ideia"!!!

      Excluir
  3. Enquanto maiores e menores criminosos encararem seus atos como simples malfeitos que logo serão, de uma ou outra maneira, perdoados, os crimes só tendem a se multiplicar. Eu sou a favor da redução da maioridade penal no Brasil! Claro que no inicio não fará quase nenhum efeito! Mas com o decorrer do tempo eu acredito que o número de violência praticada pelos menores infratores pode cair muito daqui a alguns anos com essa redução da maioridade penal!
    Quando um jovem de 15 ou 16 anos usa uma arma para assaltar, se descontrola e dá um tiro em alguém, ele sabe que fez algo errado? Lógico que sim! Então,se ele foi homem suficiente para assaltar, matar, etc, ele também é homem o suficiente para ser preso como um adulto, aliás, junto com os adultos, encarando a superlotação nos presídios como qualquer maior de idade! Se um menor de 16 e 17 anos pode votar(mesmo que não seja obrigatório) e talvez definir o futuro do seu país, ele também pode ter noção dos seus maus atos e ter a consequência do que ele fez e do que ele vai ter que passar por ter feito esse tal ato!
    --------------
    Já sobre o caso das manifestações por todo o Brasil e até fora, eu acho que aconteceu tarde demais! A muitos e muitos anos o país sofre com grande número de impostos, corrupção, alto preços nos transportes públicos, etc...
    Em geral, todos os estados estão manifestando por um transporte "público" com melhores condições, que mesmo sendo pago esta em péssimas condições, mesmo sendo um dos mais caros do mundo! Também não posso deixar de citar a saúde e educação, ambos são precários no país, a saúde é tão precária no Brasil que a presidenta Dilma importou médicos CUBANOS! Mesmo com a posição socioeconômica muito inferior ao do Brasil, Cuba tem melhores médicos, coisa que o Brasil deveria ter no mínimo, já que as estruturas são melhores!
    Mas outros cidades pequenas de outros estados, como o Paraná, luta para a melhoria das cidades, pois sofrem com as enchentes, ruas que não asfaltadas, etc.
    Enfim, vamos dar um basta na corrupção, isso é uma coisa difícil, mas não impossível! Brasil, um país de todos!

    Roberto Victor - 3002

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto. Considero muito interessante e pertinente tuas observações acerca dos temas sugeridos. PARABÉNS!! Mas diga, você entende que o simples fato de alterarmos a maioridade penal resolverá o problema? Será que depois desta alteração, para 16 anos, não aparecerão "menores de/com 14 anos" cometendo crimes? E se nestas manifestações também "tratarmos" da lentidão do judiciário? Leis mais rígidas melhorariam esta situação? Um ponto interessante que você abordou sobre as manifestações, foi o fato de "Cuba tem melhores médicos". Você entende que isto é culpa "apenas" do ensino precário ou o interesse deles, os cubanos, também é maior? Talvez por ser uma "fuga"...

      Excluir
    2. Bom André a redução da maioridade penal pode até não resolver todo o problema, mais pode reduzir muito a criminalidade no Brasil causada por jovens entre 16 e 17 anos... Sobre a Dilma importar médicos Cubanos, a minha opinão é que ela quis dizer que os medicos do nosso país nao sao capacitados de exercerem seus trabalhos, mais se fossem investidos mais na educação e na saúde concerteza teríamos mais profissionais e nao estaria precisando importar médicos de outros países.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Concordo com você Angelica com toda certeza irá reduzir os crimes cometidos por jovens de 16 e 17 anos,mas irá também por em campo a vida de nossas crianças menores de 16 anos.Se hoje gangue,Bandido usam menores de 18 Anos para traficar,roubar e cometer homicídios quem me garante que esses mesmos usaram nossas crianças para cometerem tais atos?
      sobre o caso dos médicos concordo plenamente com você,Porém existem médicos capacitados o que falta são melhores condições de trabalho,É duro chegar no hospital para fazer um procedimento e não ter material pra tal,é difícil para um profissional de saúde olhar para os corredores e não ter macas para acolher a todos por causa da super lotação.

      Excluir
    5. http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2013/05/uma-recompensa-para-impunidade.html
      http://www.exercito.gov.br/web/imprensa/resenha;jsessionid=6A1513A4907721BB4098F5B3C8CB32EC.lr1?p_p_id=arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_journalArticleId=2872072&_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_ano=2013&_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_mes=4&_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_dia=29&_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_struts.portlet.action=%2Fview%2Farquivo!viewJournalArticle&_arquivonoticias_WAR_arquivonoticiasportlet_INSTANCE_UL0d_struts.portlet.mode=view

      É muito importante citar as fontes, Sr Roberto Victor!!!

      Excluir
  4. A redução da maioridade penal é necessária, devido ao aumento do desenvolvimento mental e discernimento dos adolescentes atualmente. Se um jovem de 16 anos, por exemplo, já se acha suficientemente maduro para começar a tomar uma “cervejinha” com os amigos, e pegar o carro do seu pai para dar uma volta, também é suficientemente maduro para responder judicialmente por seus atos. A sociedade mudou, manter os 18 anos como limite para a condição de penalidade é subestimar o desenvolvimento mental dos jovens. A lei brasileira deveria seguir o exemplo de países desenvolvidos e subdesenvolvidos, onde a lei é severa e os jovens são punidos de acordo com o crime que cometeu. No que diz respeito à Lei Brasileira, ela é muito fraca, principalmente quando os assuntos envolvem menores infratores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Vitor, mais outro ponto importante a ressaltar é o qual diz respeito a possível aprovação dessa questão se de fato ocorrer o rebaixamento da maioridade penal, a criminalidade poderá afetar jovens menores ainda. Essa conseqüência é preocupante, pois atualmente há jovens que por volta dos 14 anos já estão inseridos no mundo do crime. Se jovens por volta dessa idade forem mais utilizados por traficantes, ou atuarem por conta própria, a possibilidade de reverter a situação por parte do governo ficará ainda mais difícil.

      Excluir
    2. Olá Vitor. Esta visão de "os jovens são punidos de acordo com o crime que cometeu" é muito boa, é algo que compartilho também! Mas veja só que coisa estranha: O pai que libera o carro para o filho menor e sem habilitação, é o mesmo pai que vai chorar na "justiça" pedindo clemência para seu "bebê"!!! Você acha que temos um circulo vicioso? Ou os pais não têm culpa alguma nas infrações que seus filhos cometem?

      Excluir
    3. Muito bom Angélica!! Está me surpreendendo!! rs

      Excluir
    4. Você conhece este site, http://vestibular.brasilescola.com/banco-de-redacoes/5757/
      Sr Vitor Cabral???

      Excluir
  5. A minha opinião sobre as manifestações é que só agora o povo brasileiro acordou e percebeu que juntos podemos lutar pelos nossos direitos. Eu sou totalmente a favor das manifestações, mais eu estou falando de manifestação, a população brasileira unida lutando por um Brasil melhor e não esse vandalismo todo que está acontecendo, pessoas destruindo patrimônios públicos mal sabendo eles que depois é o nosso dinheiro que vai para o conserto de tudo isso, dinheiro que poderia está sendo investido em outras coisas a nosso favor... respondendo sua pergunta André não sei se houve ganhos, mais nos somos a voz do brasil e juntos podemos lutar por um futuro melhor com mais saúde, mais educação e etc. com essas manifestações, com a nossa população unida podemos fazer com que aja mudanças para um país melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angelica. Parabéns pelo comentário!! Você entende que esta demora ("só agora o povo brasileiro acordou") é culpa de quem?? O povo tinha medo do que? Ou você acha que faltava uma maneira, um modo, de incitar a massa, como as redes sociais, por exemplo? De que forma o "amedrontador" interferia para o silêncio, ou de que forma as redes sociais interferiram para o povo acordar?

      Excluir
  6. A maioridade penal deve ser reduzida porque é revoltante ver crimes brutais sendo cometidos por jovens de menor idade penal e que sempre ficam impunes, e se pela justiça eleitoral permite que jovens a partir dos 16 anos tem discernimento para votar, deve ter também idade suficiente para ficar diante da justiça para ser punidos pelos crimes cometidos, além disso o jovem hoje é de certa forma "protegido" pelo estatuto da criança e do adolescente, portanto eles deveriam ser mais rígidos com o processo socioeducativo e fazer a redução da maioridade penal para os 16 anos.

    Gabriela Prates T:3002

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela. Muito bom ter você por aqui. Seja bem vinda! Mas você considera, entende, que a SIMPLES redução da maioridade penal é suficiente para diminuir os crimes? Já imaginou que caso "APENAS" isto ocorra, é provável que em breve estaremos discutindo a redução de 16 para 10 anos de idade?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Sobre as manifestações tem mostrado o lado do Brasil que o mundo não conhecia, Já faz anos desde a ultima manifestação que parou o Brasil. Estava mais que na hora de o povo questionar, como muito dizem “o gigante acordou” e esta mais forte do que nunca, isso é necessário para mudar a história do Brasil. Muitos criticam essa iniciativa mais esquecem que vão usufruir dos ganhos que isso tem gerado.Sou a favor e dou a maior força pois o Brasil tem que mudar,tem que ir pra frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Não podemos mais aceitar que o governo faça o que bem entender com nosso dinheiro sem questionarmos, mesmo que não estejamos satisfeitos. O Brasil precisa ter voz. Também apóio as manifestações desde que sejam pacíficas, pois devemos sim reivindicar nossos direitos porém mostrando que o brasileiro tem educação.

      Excluir
    2. Olá Jeane, seja bem vinda. Duas perguntinhas acerca dos protestos:
      1ª - Qual o tema que mais te agradou, mais chamou tua atenção nestas manifestações?
      2ª - Você entende que faltou algum assunto, ou você gostaria que algum fosse abordado e não foi?

      Excluir
    3. Bom Andre me identifiquei com a parte da Educação e Saúde,Acho que já estava passando do limite ver o dinheiro do nossos impostos indo para a construção de estagio de futebol,nada contra em construir ou melhorar de vez em quando mas isso não é a nossa prioridade existem coisas mais importantes para o governo do que se preocupar com futebol.Creio que todos os assuntos foram abordados e bem exposto ao governo.

      Excluir
  8. A redução da maioridade penal não é uma saída para resolver o problema da violência juvenil. A gente entende que o medo da população em relação à sua própria segurança urbana exista, mas é notório - e eu fiz uma pesquisa ultimamente que os delitos cometidos por adolescentes correspondem a menos de 10% do total de crimes cometidos no País e não constituem o foco de criminalidade no Brasil.Se analisarmos o perfil do adolescente infrator, veremos que os delitos graves são em sua maioria contra o patrimônio, o que não justifica a privação de liberdade desse jovem. Há de se lembrar que dificilmente um adulto cumpre pena em se tratando de danos contra o patrimônio.
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcus Vinícius. Muito bom e pertinente teu ponto de vista, o de não se alterar a idade para punir os jovens infratores. Por outro lado, você admite que existem, sim, crimes que são cometidos por estes menores, mesmos que a maioria sejam "delitos" contra o patrimônio e que nem mesmo os adultos são punidos. Você acha que estes adultos deveriam ser punidos?? De que forma? E em ralação ao crimes cometidos por menores, já que você é contra a redução, como agiria?

      Excluir
    2. Um jeito é aumentar as penas,e aqueles que forem condenados ficassem presos até o termino das penas.Para min,tinha que ter aqui no Brasil pena de morte!

      Excluir
    3. Para min tem que ter um lugar que pegue esses menores para conversar,para ver o por que eles cometeram esses delitos.Muitos menores infligem as leis como por exemplo roubando,por não ter nada para se alimentar e alimentar sua família.Se o governo fizesse esse lugar,conversassem com esses menores e ajuda-los,não seria necessário a redução da maioridade penal.

      Excluir
    4. http://www.cnte.org.br/index.php/621-retratos-da-escola/retratos-da-escola-numero-01/712-reducao-da-maioridade-penal
      Estou "queimando a língua"... não é verdade, Sr Marcus Vinicius???

      Excluir
  9. A redução da maioridade penal pode até parecer uma solução, mas na realidade é apenas uma fuga do governo. É muito fácil para o governo lotar ainda mais as cadeias ao invés de tomar as devidas providências. Porque não tratar do problema ao invés de fugir dele?
    Muitos jovens são criados nas ruas na miséria e com todo esse "altruísmo" da nossa sociedade, ou a criança,adolescente rouba ou morre de fome. Me pergunto agora se alguém que está lendo esse comentário, com toda a sinceridade, estivesse passando por isso na pele, o que você faria? E uma criança que cresceu cercada de violência, viu pessoas sendo assassinadas, moradores de rua sendo mortos, qual reação podemos esperar dessa criança?
    Eu sei que muitos jovens que não moram nas ruas e que nunca passaram fome são responsáveis por crimes hediondos mas ninguém pára para analisar o que aquela criança passou, os traumas sofridos por ela. Não que isso justifique seus atos, porém isso nos leva a entender que isso é só um reflexo do que essa criança viveu.
    O governo deveria criar centros onde esses jovens fossem encaminhados não só para receberem educação, mas tratamento psicológico. Como ficou evidente com a copa do mundo, não é por falta de dinheiro que o governo não resolve o problema. Esse dilema só poderá ser resolvido quando todos enxergarem a omissão do governo por trás da redução da maioridade penal.
    Maycon Drummond turma 3000

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maycon!! Parabéns, gostei muito da sua postagem. Abordou todos os assuntos, mostrando as possíveis causas, bem como algumas solução!! Muito Bom!!

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Sobre a maioridade penal analiso que seja um assunto bem complexo, pois envolvem direitos humanos e "emoção" de todos os brasileiros que veêm coisas absurdas acontecendo no Brasil. Crianças matando, assaltando e cometendo absurdos. Uma das alternativas que acho válida é a de que a maioridade não seja reduzida no sentido de dirigir e beber, porém no assunto de "punição" penso que todos os casos deveriam ser estudados e se for comprovado que o ato que o menor cometeu realmente Merece punição deveria sim ser preso ou aplicado as devidas providências.
    Sobre as manifestações fico feliz que finalmente o Brasil acordou e está revindicando nossos direitos e gritando aos montes que não somos burros e cegos, sabemos o que está errado e queremos mudanças. Os vinte centavos foi um estopim, pois não são só por eles, e pelo Brasil que merecemos, pelos serviços necessários para uma vida digna que nós brasileiros merecemos e temos o direito, pois pagamos tudo que o governo nos revindicam, então temos todo o direito de ir á luta. Sobre vandalismo e afins, digo que sempre existe os infiltrados, mas o governo nos ferra tanto que entendo quando ha uma revolta significativa. Bom, é isso ai. Aluna: karina pereira, 3000.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo comentário!! Apesar de você gostar de "furtar" meus lápis e canetas, mostrou que "não precisa disto para viver"!!! rsrs Brincadeiras a parte, gostei muito do teu comentário!! Bem direto e abrangente!!

      Excluir
  12. na minha opinao a maioridade penal nao deve ser a partir dos 18 anos,se um 'adolescente' de 16 anos se acha o garotao,ja nao tem uma mente limpa pois se acha no direito de matar,roubar e acabar com sonhos de muita gente,ele pode se responsabilizar pelos seus atos.A partir do momento que ele bebe,ja e errado pois nao deveria beber e pega um carro que nem eh seu é dos seus pais e sem em extrema velocidade ele deveria saber que daria alguma coisa errado como foi o caso de um menino de 16 anos q bebeu pegou o carro de sua mae e bateu com o carro.Os pais alguns nao tem culpa pois por mais que se esforcem a dar uma boa educaçao o mundo vem estraga,e os pais acabam pagando pelo ato errado que o filho cometeu,a partir dos 16 anos devem sim ser preso pelos seus atos,e nao esperar ate os 18 pra ser julgado ate la quantos vidas ja se foram?
    A questao das manifestaçoes foi correto sim o Brasil ter ido a luta e buscar pelos seus direitos a cada 0,20 centavos de um passageiro eles ganham bastante dinheiro algumas pessoas acham pouca mais sao quase 10 reais por pessoa enquanto eles ganham nos perdemos?Sobre o vandalismos sempre tem aqueles sem respeito a si mesmo,que acham q com violencia leva a alguma coisa quando eles se prestam a isso como eles podem cobrar algo de pessoas totalmente erradas sendo q esta sendo igual?
    É isso ai,essa e a minha opiniao.
    Aluna;Marcele Suzana,1005;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marcele. Seja bem vinda e PARABÉNS por inaugurar a entrada do 1º ano aqui no blog!! Mas tenho duas perguntas:
      1ª - Você crê, realmente, que as manifestações se devem a "apenas R$ 0,20"? Existem pessoas que não usam ônibus(não precisam ou não podem) mas comem "apenas" arroz, feijão e ovo, alimentos que sofreram aumentos maiores que VINTE CENTAVOS, cada um e de uma só vez, e, no entanto, nunca foram para a rua...
      2ª Cadê a turma 1005 que ainda NÃO VEIO PARA O BLOG!!! Vamos manifestar, fazer faixas, cartazes, parar tudo... hehehe

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Sobre a redução da maioridade penal, vejo que muitos pensam que isso traria muitos benefícios. É evidente que esses menores têm consciência de seus atos, porém, antes de tomar alguma atitude deve-se observar o que tem causado esse tipo de comportamento. Muitos adolescentes vivem em péssimas condições, são totalmente esquecidos pelo governo e muitas vezes a criminalidade é o único caminho encontrado para a sobrevivência. Não podemos simplesmente querer que um menor morador de rua prefira morrer de fome do que roubar. A criminalidade não surge do nada, existem muitos lugares esquecidos no Brasil onde as pessoas não têm acesso a educação, saúde, emprego, e também tem pessoas que foram criadas em meio à criminalidade em lugares extremamente perigosos e sem nenhuma base familiar, que tipo de comportamento podemos esperar de uma pessoa que já nasce em meio a miséria e violência? Reduzir a maioridade penal não vai resolver nenhum problema, os menores continuaram sofrendo com a fome, miséria, maus tratos e assim continuaram cometendo crimes, prende-los só resultaria em cadeias superlotadas. Uma atitude muito mais coerente é a criação de instituições que abriguem e tratem esses jovens psicologicamente e também dar-lhes acesso a uma educação de qualidade para que eles possam ter uma perspectiva de futuro sem a necessidade de recorrer a criminalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, Kátia!!! PARABÉNS!! Comentário muito bem feito, muito bem embasado!! Se me permitem... esta na criação!! Tinha que ser PAULISTA!! (só para apimentar a discussão!! - rsrsrs)

      Excluir
  15. Sou a favor da redução da maioridade Penal. Os menores de idade têm de ser punidos pelos crimes que cometem. Não tem de pôr a mão na cabeça, são jovens mas eles têm total consciência do que fazem. É sacanagem jovens menores de idade continuarem cometendo crimes e apenas cumprirem medidas socioeducativas, que já foi comprovado que não resolve o problema. Só alivia pro jovem e mantém a impunidade. Tem que haver PUNIÇÃO pro jovem menor de idade pensar mais antes de cometer algum tipo de crime. Do jeito que está, se não houver mudanças drásticas, os jovens continuarão cometendo crimes e a população de bem não pode ser refém disso.
    Turma:3001

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor! Antes de mais nada, quero lhe informar que tua participação terá peso 1/2!!! Você demorou mais de 30 minutos para responder!! rsrs
      Brincadeiras a parte, leia este trecho, onde eu respondo uma postagem feita aqui mesmo no blog: "Mas diga, você entende que o simples fato de alterarmos a maioridade penal resolverá o problema? Será que depois desta alteração, para 16 anos, não aparecerão "menores de/com 14 anos" cometendo crimes?". E então, Victor, qual tua opinião?

      Excluir
    2. as medidas socioeducativas não adiantam. E colocar um adolescente numa cadeia superlotada? Isso resolverá nossos problemas? Sou contra a redução da maioridade penal porque eu acho que ela é apenas uma fuga do governo. Pois existem muitos adolescentes e crianças que não tem acesso a moradia, educação ou saúde. E nesses casos ou eles roubam ou morrem de fome. Prendê-los não seria a melhor solução, seria apenas um jeito fácil de se livrar do problema. E em muitos casos os adolescentes e crianças que cometem os crimes sofreram algum tipo de violência. Para esses casos precisa-se de tratamento psicológico para que haja uma verdadeira recuperação do indivíduo e não jogá-lo na cadeia. Portanto devemos nos fazer as seguintes perguntas: E quando o adolescente/criança é a vítima? Será que a sociedade é mesmo a refém?

      Excluir
    3. Se vai aparecer crianças mais novas roubando é claro Mais ai vai vir da Educação dos Pais, mudando essa maioridade para 16 anos, acredito que acordou muiitos Pais com seus filhos, procurando saber mais onde ele vai,com quem ele anda, querendo saber mais da vida do filho assim protegendo contra essas mas influencias.

      Excluir
  16. Sobre a maior idade penal, na minha opinião não vale a pena diminuir a maior idade para 16 anos se antes o governo não mudar o método penitenciário do Brasil.Não adianta de nada as pessoas serem presas para ficar dentro de uma sela como bichos, sem nenhum tipo de atividade que ajude ao preso a se reintegrar na sociedade como um cidadão normal! se o sistema penitenciário começar a fazer acompanhamentos psicológico e com assistentes sociais ,colocar os presos para estudar e trabalhar la dentro ai sim valeria a pena essa diminuição pois começaria a surtir efeito.
    turma:3002

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camilla! Parabéns pelo comentário bem sucinto e abrangente!! Você citou uma boa e interessante possibilidade para os que já estão presos se recuperarem. Tem alguma sugestão para que novos crimes não ocorram? Você crê que seria possível trabalhar na raiz, na origem do problema?

      Excluir
    2. Minha sugestão é que o governo deveria implantar órgãos sociais, nos bairros que sofrem mais ataques criminosos, que dessem suporte e oportunidades para as famílias que usam do crime para viver, fazendo com que eles trabalhem e vivam de forma digna diante da sociedade e com o suor do próprio trabalho, diminuindo assim em muito o índice da criminalidade no Brasil!

      Excluir
  17. Em partes concordo com a Camila, não adianta o jovem evitar ou se 'esforçar' para não cometer crimes, se mesmo havendo uma punição para os menores , não tenha a reconstrução do caráter, a tentativa de melhorar o erro do cidadão na sociedade;
    Sou a favor da diminução, porém, ainda acho pouco...Pois muitos dos menores infratores, cometem os crimes por saberem que não serão punidos, porque a Justiça Brasileira não é Justa. Hoje aprendi em um debate da escola que indivíduo e sociedade/governo, tem que andar juntos. Ter essa lei agora aprovada realmente, não terá muito êxito. Se como as pessoas que defendem a tese de que uma 'criança' não tem consciência, nem caráter formado, o que justifica ela cometer um crime?
    A Justiça é falha, o ser humano também. Mas do jeito que andam as coisas, nada vai pra frente. Muitos jovens infratores, que vão para instituições de reabilitação, mesmo com que dizem "rédeas curtas", poucos se esforçam para ser indivíduos melhores. Hoje em dia é fácil perceber o que não é bom, porque ninguém pode definir certo e errado, então o jovem mesmo que por ambiente, mesmo que por falta de oportunidade, ou qualquer motivo que seja, qualquer necessidade que tenha, não devia cometer crimes, porque não é digno, não há explicação, deve-se pagar pelo que se faz... E o governo deve se habilitar a ajudar na reconstrução e punição ...

    Fernanda Delatorre - 3002

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda!! Arrasou hein!! Estou até sem palavras... PARABÉNS!! Continue assim e em breve te verei como presidentA! rs

      Excluir
  18. Muito me alegra ver os comentários do blog. Parabéns professores André, Jussara e Rose Mary, o trabalho ficou excelente!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Jacque! Muito obrigado pela "participação" e elogio!! E lembre-se, você tem "culpa" no cartório, digo, no blog!! hehe

      Excluir
  19. É isso ai pessoal. Estou gostando de ver as postagens e as trocas de idéias entre vocês!! Está muito legal e produtivo!! Continuem colaborando e tragam os colegas para participar desta nossa primeira atividade!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  20. Sou totalmente a favor da redução da maioridade penal no Brasil, e não só para 16 anos, mas sim para 14 anos. Os adolescentes barbarizam, são frios e sem piedades e seus crimes são mais Hediondos que os adultos. Consomem e traficam drogas melhor que gente grande e saem ilesos rindo da policia e da sociedade. Se tem capacidade de planejar e executar crimes, terão que responder por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João!! Estou até com medo de perguntar... então, PARABÉNS!!
      Falando sério, como já disse acima também entendo que os criminosos devem pagar pelos seus atos, independente da idade que tenham! Todavia, você citou 14 anos como a "idade ideal"!! E se o criminoso tiver 10 anos, ainda assim você mantem teu pensamento??

      Excluir
    2. Po cara , Dei um Exemplo de 14 Anos , maais Desde que a Pessoa tenha a consciência Do que esta Fasendo , ela Sabe que esta errada .. ela tem consciência disso ! Tem que Pagar pelo o que Fez .. Não importa a Idade .. !

      Turma : 3001

      Excluir
  21. Sobre a maioridade penal , de forma alguma a redução da maioridade penal ajudará no combate que esta crescendo cada vez mais pelos adolescentes e jovens . Muita das vezes pode até piorar um problema que já existente no País , depois a uma certa dificuldade de reinserir o detento na sociedade depois de comprida a respectiva pena . Ao invés de prender , o Governo poderia investir nas medidas educativas e profissionalizantes de modo para tentar acabar com o problema e não somente amenizá-lo com a prisão temporária do menor . Portanto reduzir a maioridade penal não é maneira correta de combater a este problema que esta acontecendo , o aumento da violência cometida por menores , precisa – se sim , incentivar a educação de qualidade , cursos técnicos e profissionalizantes voltados ao jovens e adolescentes . Isso é indispensável para que possa criar uma cultura mais voltada a educação do que a punição e fazer o Brasil um lugar melhor para todos .

    Karollyne Gonçalves , Turma 3000

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. http://vestibular.brasilescola.com/banco-de-redacoes/5835/
      Você conhece este site, Srta Karollyne Gonçalves??????

      Excluir
  22. eu sou completamente a favor da redução da maioridade penal no Brasil pôs eu acho si o cidadão pode roubar , furtar e matar ele tambem pode ser preso ,lógico não vam prender uma criança , mais a partir do momento que ela começa a praticar esses atos ela pode pagar pelos seus erros , a redução vai vir a calhar pôs deve reduzir bem o números de roubos e etc... (bom pelo menos é o que esperamos )
    wesley almeida
    turma :3001

    ResponderExcluir
  23. A redução da maioridade penal não iria resolver o crime, seja no Brasil ou em qualquer outro lugar. Não se trata apenas de um garoto que mata, rouba, ou etc... Se trata do que o governo tem feito em relação aos jovens do Brasil; pois muitos entram para o vida de crime cedo, pois não tem um incentivo no estudo a maioria não tem a condição de ir a uma escola pelo fato da BAIXA CONDIÇÃO SOCIAL pois na maioria das vezes o governo não se opõe em ajudar aqueles que precisam.
    Agora de um assunto que se tronou polemica em alguns países(alem do Brasil) foi, a respeito das manifestações EU acreditava que era pelo simples fato dos "0,20 centavos" mas ao decorrer dessas manifestações, observei que nao era apenas pelos 0,20 centavos era por que o governo não investia melhor na área de educação, hospitalar, etc... eles manifestaram por que o governo investia mais na copa(e cai entre nós sabemos que todo esse dinheiro não foi para o nosso Brasil foi para o bolso do presidente da FIFA), era por isso que eles manifestaram por que investia-se bilhões para construir um estádio, e com esse poderíamos construir mais escolas e hospitais(pois muitos esperam deitados no chão esperando ser atendido por que não tem macas o suficiente) então EU concordo e apoio!!! Nós merecemos uma educação de qualidade e hospitais com melhores atendimentos! FOI POR ISSO QUE NÓS BRASILEIROS MANIFESTAMOS!!!
    TURMA:1005

    ResponderExcluir
  24. Olá João Pedro, seja bem vindo ao nosso blog... pena que seus colegas de 1ºano ainda estejam "devendo"!! Tua participação, além de produtiva, trouxe uma boa discussão: "muitos entram para o vida de crime cedo, pois não tem um incentivo no estudo a maioria não tem a condição de ir a uma escola"!!
    Você crê, realmente, que as politicas públicas atuais não incentivam o estudo?? Atualmente os governos oferecem transporte e uniforme, além de livros e incentivos(bolsa família) financeiros!! Então, onde está "esta falta de incentivo"?
    Sou de uma geração onde os alunos tinham que COMPRAR "tudo isto" que o governo lhes oferece. E, mesmo assim, busquei algo melhor. Em nossa época não existia "passe livre" para estudante. Nem por isto "quebrei tudo"!!
    Enfim, não vejo/entendo esta falta de incentivo/condição de ir a uma escola. Logo, pergunto novamente: "Você crê, realmente, que as politicas públicas atuais não incentivam o estudo??"

    ResponderExcluir
  25. Quanto à ‘’maioridade penal’’ minha opinião vem a dizer que, mesmo que esses malfeitores sejam presos, para eles, será apenas um castigo que eles terão que cumprir e que muito deles depois de ter cumprido, voltam à criminalidade, pois eles não aprendem nada na prisão, apenas cumprirão o que eles deviam, lá eles não recebem nenhum tipo de reeducação, não tem nenhum tipo de atenção quanto à criminalidade precoce e nenhum tipo de tratamento psicológico, pois muitos que viveram em meio à criminalidade desde sua infância, isso para eles são muitas das vezes normal . E possivelmente eles acabam piorando se possível dizer quanto a sua convivência com outros na prisão, se o Brasil investisse mais em educação, profissionalização, cursos, ou algo do tipo, que mantenha os jovens fora das ruas, onde não aprendem nada de bom, o Brasil não teria esse tipo de problema em alta, se eu posso dizer, o Brasil devia investir mais nessas áreas de educação e tomar atitudes quanto os jovens que vivem nas ruas.

    Lucas Fiuzza,turma 1004.

    ResponderExcluir
  26. Bem, eu sou a favor da redução da maioridade penal, se um adolescente de 16 anos já mata, já estrupa e já rouba, pode sim responder pelos seus atos. Outra coisa q é o cumulo do absurdo é um adolescente menor de idade cometer um crime e quando completar a maioridade não poder responder por ele, porque quando ele cometeu era menor de idade, talvez a redução da maioridade penal não seja a solução do problema, mas acho que essa lei deve mudar!

    Amanda França, turma 1004

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode até ocorrer a redução da maioridade penal, mas criminalidade continuará a existir, se aceitarmos punir os adolescentes da mesma forma como fazemos com os adultos, estamos admitindo que eles devem pagar pela ineficácia do Estado, que não cumpriu a lei e não lhes deu a proteção constitucional que é seu direito. Hoje 85% dos menores em conflito com a lei praticam delitos contra o patrimônio (vandalismo) ou por atuarem no tráfico de drogas, e somente 15% estão internados por atentarem contra a vida. A prevenção à criminalidade esta diretamente associada à existência de políticas sociais básicas e não à repressão, pois não é a severidade da pena que previne a criminalidade, mas sim a certeza de sua aplicação e sua capacidade de inclusão social.

      Excluir
    2. http://faxinal.pr.gov.br/index.php?sessao=20d2f89f71vf20&id=1204252

      http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/conteudo.phtml?id=1380436&tit=Reducao-da-maioridade-penal-grande-falacia

      Acho que "alguém" teve a mesma ideia que você, Srta Jhanny!!!

      Excluir
  27. Sobre os protestos eu acho o seguinte. As pessoas acreditam em tudo o que veem na TV sem ao menos desconfiar um pouquinho. É muita gente sendo manipulada. Enquanto o Bola Preta teve 2,5 milhões de pessoas em 2012, o protesto que tomou a Presidente Vargas tinha 300 mil e a imprensa não fala disso, nem toca mais nesse assunto. O certo hoje é só ver futebol, aprender a rebolar no Esquenta, e ficar em frente a TV.
    Depois de um tempo, a Globo mudou totalmente o foco dos protestos e deu ênfase a violência. Quando a polícia atirou sem nenhum motivo em pessoas nas manifestações, a Globo chamou as pessoas que estavam correndo pra se defender de arruaceiros, baderneiros e vândalos. O pior de tudo, foi que conseguiu influenciar muita gente. O que mais me deixou indignada foi isso a Globo falando sobre FUTEBOL... Pelo amor de Deus não é só por 20 centavos, é pelo BRASIL, é pela corrupção, é pela falta de vergonha na cara.


    Letícia de Lima Gonzalez, Turma 1004

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/ProtestoContraCorrupcao/posts/591320764223837
      Algum comentário, Srta Letícia Lima???

      Excluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. No meu ponto de vista,São apenas etapas que estão surgindo,afim de que muitos não veem a democracia sendo lançada desgovernadamente,Tem sim que mudar, as manifestações não foram atoa pois isto vai virar historia pra sempre,teve violência? teve , mudanças? teve. mais o que os governantes fazem e muito mais que um tapa na cara, e roubar na cara de pal e apoiar ladrões , não só isso mais muitas coisas sendo lançadas. Emissoras dizem que as pessoas fizeram isso tudo por 20 centavos! Ta de brincadeira né! gente estamos corrento atras do que e nosso.nosso pais.precisa de nos, estamos não só por 20 centavos estamos por dignidade ,respeito e cidadania. Matheus de Oliveira Menezes Turma: 1004 Numero: 22

    ResponderExcluir
  30. Na minha opinião as manifestações são necessárias pois o nosso país está muito atrasado em relação aos países grandes. Por exemplo: Nos E.U.A o salário mínimo mensal está por volta de R$ 2.538,45 enquanto aqui é de R$ 678,00, fora outros problemas que existem aqui, como desigualdade social, autos impostos e por ai vai.

    Patrick de Oliveira Alves
    Turma: 1004
    Número: 24

    ResponderExcluir
  31. o brasil acordou . bom ja estava na hora né , falam que o povo brasileiro so vai para as ruas faser o chamado ´protesto´ por causa de 20 centavos mais nao é so isso ... o Brasil de hoje por causa das copas , so esta pensando em investir nos estadios gastar bilhões em estadios brasileiros ,em quanto a saúde pública está sofrendo sem hospitais ea educação também esta um absurdo estamos precisando de escolas mais ninguem quer saber de nada ai o governo vai e aumenta as passagens em 20 centavos, ou mais , eu sei qui quem nao trabalha todos os dias nao vai faser diferença mais se poem num lugar de uma pessoa que pega 2 ou 3 meios de transporte por dia e paga 2:80 em um meio de trasporte ai aumenta de uma hora para outra no final do mês vai faser maior diferença no bolso desse brasileiro : por isso no meu ponto de vista o governo esta roubando a população de mais, e sabe que o povo brasileiro e apaixonado por futebol ai investiu bilhões em estadios de futebol . em quanto a saúde publica ea educação fica nessa carencia !isso tem que acabar o governo tem que ver mais o nosso lado depois penssar em futebol ...

    Denys dos santos Fernandes
    Turma:1004
    numero : 05

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. O fato de menores estarem cometendo crimes, parte de um princípio básico que é a família. A família é a base de tudo, se um jovem receber uma boa educação em sua casa, eu duvido muito que ele vai entrar no mundo das drogas, crimes e etc, já se ele não receber uma boa educação , é muito provável que os "amigos" o induzam a fazer o que é errado. Outro fator importante para a educação de um jovem é a escola, porém um jovem só de escola não é educado devidamente, a família e a escola devem estar interagindo juntos para educar um jovem. Se desde novos eles forem educados de forma correta não aconteceria esses crimes. Então, essa é a minha opinião, a diminuição da maioridade penal não adiantaria muito por que se a educação não melhorar vão aparecer jovens de 14 , 13 anos cometendo os mesmos crimes.

    Patrick de Oliveira Alves
    Turma: 1004
    Número: 24

    ResponderExcluir
  34. Na minha opinião a maior idade penal deve ser reduzida, pois se um menor tem uma mente tão perversa a ponto de mata, rouba, precisa pagar por seus crimes. E por não serem presos, que muitos menores estão cometendo crimes absurdos como o da morte do João hélio que foi arrastado pelo asfalto. E quem sofre são os familiares que sabem que os criminosos não vão paga pelo crime que cometeram. Essas medidas socioeducativas não adiantam só protegem criminosos para depois saírem e continua cometendo mais crimes, e destruindo mais vidas. Anna Caroline Turma:1005

    ResponderExcluir
  35. Sobre as manifestações eu concordo com o povo brasileiro ir a luta por seus diretos em busca de um País melhor para todos , isso mostra que o Brasil acordou e quer melhorias, seja na passagem do ônibus , na saúde, na educação e muitas outras coisas que estamos precisando. O que não concordo não com os vândalos que se aproveitam de manifestações para saquear lojas, por causa de pessoas assim as manifestações acabam se tornando um campo de guerra.
    Anna Caroline T:1005

    ResponderExcluir
  36. Gostaria de falar sobre a Redução da maioridade penal.
    A sociedade clama por maior segurança. Pede pela redução da maioridade penal, mas logo descobrirá que a criminalidade continuará a existir, e haverá mais discussão, para reduzir para 14 ou 12 anos.Se aceitarmos punir os adolescentes da mesma forma como fazemos com os adultos, estamos admitindo que eles devem pagar pela ineficácia do Estado, que não cumpriu a lei e não lhes deu a proteção constitucional que é seu direito. A prisão é hipócrita, afirmando que retira o indivíduo infrator da sociedade com a intenção de ressocializá-lo, segregando-o, para depois reintegrá-lo. Com a redução da menoridade penal, o nosso sistema penitenciário entrará em colapso.85% dos menores em conflito com a lei praticam delitos contra o patrimônio ou por atuarem no tráfico de drogas, e somente 15% estão internados por atentarem contra a vida. Afirmar que os adolescentes não são punidos ou responsabilizados é permitir que a mentira, tantas vezes dita, transforme-se em verdade, pois não é o ECA que provoca a impunidade, mas a falta de ação do Estado. Ao contrário do que muitos pensam, hoje em dia os adolescentes infratores são punidos com muito mais rigor do que os adultos.A prevenção à criminalidade esta diretamente associada à existência de políticas sociais básicas e não à repressão, pois não é a severidade da pena que previne a criminalidade, mas sim a certeza de sua aplicação e sua capacidade de inclusão social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://faxinal.pr.gov.br/index.php?sessao=20d2f89f71vf20&id=1204252

      http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/conteudo.phtml?id=1380436&tit=Reducao-da-maioridade-penal-grande-falacia

      Acho que "alguém" teve a mesma ideia que você, Srta Jhanny!!!

      Excluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Na minha opinião o jovem a parti dos 15 anos , ele deve ser responsável pelos seus atos. Quando ele pratica qualquer delito criminal , ele deve ser punido de acordo com a lei penal assim como é para os maiores de 18 anos.
    É preciso que as autoridades mudem o código penal. Porque da maneira que está acontecendo crimes praticados por menores a parti dos 14 anos está ficando insuportável , a população está ficando sufocada sem saber o que fazer.
    Chegamos ao limite é hora das autoridades competentes mudar o nosso código penal antigo. Ou será que é preciso a população ir as ruas fazer protesto ?
    Por esses motivos sou a favor da redução da maioridade penal.

    aluno: Magno Miranda Rodrigues da Silva
    turma: 1005

    ResponderExcluir
  39. Bom no começo o povo brasileiro vai para as ruas para fazer o tal do protesto pelos “20 centavos”, mas na verdade não é só por conta da passagem ou dos impostos que são um absurdo. O povo vai manifestar pelos seus direitos, para a melhoria da saúde, educação, etc.
    Porque ao invés do governo investir no que realmente a população precisa, gastam milhões ou até bilhões em estágios, ou seja, em coisas que não teria serventia nenhuma “Desnecessárias”.
    Na minha opinião deviam investir em cursos, algo que ocupasse o tempo das pessoas, algo que fosse de beneficio para o povo. Assim não teria tantas pessoas na rua ocupando seu tempo em roubar, usar drogas, acabando com sua própria vida e de sua família.
    --
    E quanto em reduzir a maioridade penal eu sou a favor, sendo que fosse uma lei que fosse ser cumprida, pois tem tantas leis mais quando você vê são poucas as que são cumpridas.
    Eu sou a favor porque da mesma forma que aquele adolescente ou até mesmo criança, tem a coragem de roubar, traficar, matar. Também tem de haver a consciência que terá que pagar pelos seus erros e sofrer as consequências.
    Mas também não iria adiantar de nada ficar preso em uma penitenciária sem fazer nada dentro de uma sela feito “bicho engaiolado”, porque com toda certeza iria sair de lá bem pior.
    E sim lá mesmo frequentar a uma escola, cursos, praticar esportes. E perceber o qual lado da vida vale mais apena. Essa é minha opinião.

    “Justiça é consciência, não uma consciência pessoal mas a consciência de toda a humanidade. Aqueles que reconhecem claramente a voz de suas próprias consciências normalmente reconhecem também a voz da justiça.”

    Aluna: Letícia Athayde
    Turma: 1005

    ResponderExcluir
  40. Eu sou a favor sobre a maioridade penal, se um jovem de quatorze anos tem capacidade de cometer crimes, assaltos, tem a plena capacidade também de assumir as suas próprias consequencias. Mas a ideia da redução da maioridade penal no Brasil, exige uma mudança muito grande nas leis e nos meios jurídicos. Os jovens que deveriam estar traçando o caminho dos estudos e da educação estão cada vez mais imersos no mundo da violência, enquanto 93% da sociedade é a favor da redução da maioridade penal, órgãos jurídicos, não acreditam que a redução mude o cenário brasileiro, pois crer que "seria um retrocesso para o país", e isto cria uma enorme controvérsia acerca desse assunto. Os casos mais brutais como o do assassinato de um jovem de dezenove anos por um menor de dezessete em São Paulo chocam o país todos os dias. E o mesmo cidadão menor que mata, rouba, e faz as piores maldades deve com toda certeza ser punido assim como os que já ultrapassaram os dezoito anos, e não ser acolhido em fundações que acabam por conceder privilégios e não punição. A lei é para todos e deve ser modificada para que seja inserida a nova idade penal. Quando se fala em redução da maioridade penal, se fala em menos vidas perdidas por conta da criminalidade.

    Thayná Nogueira. Turma: 3000

    ResponderExcluir
  41. Quando me refiro á maioridade penal,o meu "lema" é : Maioridade penal: A favor da paz!
    Quando nos referimos á maioridade penal,significa que a idade mínima aos 18 anos,o cidadão pode ser processado pelos seus atos,pois ele tem plena consciência dos crimes que cometeu.Mas,porque a população á favor dessa conclusão tem absolutamente certeza desse fato?Pois até os mais bem remunerados,cometem roubo,assassinato,estupro, e sequestro,eles não fazem essas violências porque são necessitados,mas sim por diversão ou para sustentar seus vícios.
    Portanto a criminalidade anda de mãos dadas com a consciência de cada praticante de ações indevidas.Sendo assim, podemos de uma forma pessoal lutar a favor da paz por sempre que preciso denunciar esses indivíduos que no nosso país é constantemente visto.
    Aluna: Raísa Ribeiro
    Turma:3000

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sei que os jovens de hoje tem entrado na vida do crime mais penso que essa lei deve ser reduzida por que não sabemos o que fez essa pessoa a chegar a esse ponto de roubar ou mesmo matar,sei que não é fácil entender mais devemos acredita e colaborar para que os jovens que estão nessa vida tenham força e apoio de pessoas que os ajudem a sair dessa ,por que se todos os criticarem eles não vão ter quem os ajudem para sair dessa vida e quem sabe se tornarem do bem.

      Excluir
    2. Agradeço sua opinião. Mas se o mundo fosse tomado por pessoas abusadas na infância,ou maltratadas...se todos dessem essa opinião que foram agredidas e a polícia tivesse pena,ninguém seria preso e ia cometer mais maldades ainda.
      É certo que apoio psicológicos para essas pessoas,mas como o nosso país não se interessam em ajudá-los,é melhor prende-los do que cometerem mais criminalidades e serem vistos como inocentes.

      Excluir
  42. A maior idade penal não tem só como base prender menores infratores , que cometem crimes de alto ou baixo escalão na sociedade , mais também visa a melhoria da nossa sociedade tentando acabar de vez (ou pelo menos devia )com a imunidade de menores de idade de cometerem crimes . mais vamos si perguntar como vamos prender esses menos infratores sem um lugar onde podemos trabalhar com os mesmos ? e será que vamos realmente obter sucesso com esse plano ? essa é uma questão que cabe não só a nós mais também a nosso pais .
    aluno : wesley almeida
    turma 3001

    ResponderExcluir
  43. Um jovem de 14 ou 15 anos que pratica atos criminais tem total consciência do que faz. E por isso acho que a partir daí ele ja pode ser punido pelos seus atos.

    Acho que enfim o Brasil acordou e mostrou toda a força que o povo brasileiro tem em irem as ruas em manifesto á melhorias para a população. O Brasil é um país q tem a renda salarial de politicos muito alta (em relação a alguns outros até mais desenvolvidos) e umprocesso de desenvolvimento muito devagar, o povo quer melhoria em vários aspectos, e eu me ponho a favor deste movimento de protesto pra melhorias do nosso Brasil.

    Aluno: Douglas
    Turma: 1005

    ResponderExcluir
  44. A maioria da população brasileira deseja a redução da maioridade penal, pois os jovens estão entrando para o mundo do crime cada vez mais cedo, mas só isso não adianta. Devemos investir mais em educação para que os nossos jovens do futuro tenha mais capacidade de emprego com isso sairão do mundo do crime. A violência não irá acabar, mas pelo menos irá trazer mais segurança para a população.
    Eu acho que se os jovens tem a capacidade de praticar os crimes, eles também têm capacidade de pagar por eles, por isso a maioridade penal deve sim ser reduzida.

    ResponderExcluir
  45. Bom na minha humilde opinião, eu acho que a maioridade penal deveria se por em rigor no Brasil, pois os jovens de hoje em dia estão todos afastados de Jesus, brincadeira.. Mas os jovens de hoje, estão se perdendo cada vez mais, gerando assim violência, furtos, assassinatos, e não acontecem nada com os mesmos, eu acho que deveria, o mais rapido possivel, se constituir essa lei, pois talvez só assim para diminuir pelo menos a violência, que está escrupulosamente suja nesse Brasil.

    Aluno: André Luiz
    Turma: 3001
    tamo junto!!

    ResponderExcluir
  46. Eu naõ sou contra nem a favor da maoiridade penal. pois acho que nem todos que entram pra criminalidade entram por diversão e sim por necessidade ou para sua própria sobrevivencia . Mais também acho justo que esses jovens paguem pelo cometido.
    A maioria dos jovens que entram pra criminalidade não tem acesso a educação então por que não criar mais escolas e também lugares para esses jovens se tratarem ?? E na minha opinião esse é o melhor a se fazer , por que tornar as prisoes cada vez mais lotadas nao ira resolver esse problema.

    ResponderExcluir
  47. Penso que a maioridade penal deve ser reduzida,por que os jovens a maioria esta nessa vida por terem sido abusada na infância,por terem que trazer dinheiro para sustentar sua família,e esse jovens não tem educação estudo e não tem orientação do caminho que devem seguir ou um amigo alguém que dê o exemplo.o governo não tem se preocupado com os jovens e só tem criticado,em quando deveria ajudar.
    Descordo da opinião onde essa lei deve entrar em vigor por que o governo deveria buscar a raiz desses problemas evitando que os jovens se deixe levar por essa vida criminal.

    ResponderExcluir
  48. bom Só acho que os jovens tem capacidade e mentalidade (alguns) de trabalhar, ralar um pouco pra pelo menos ser alguem na vida... porque hoje em dia os jovens querem dinheiro de qualquer maneira, nem que para isso tenha que roubar ou matar.. Só não acho, como tenho certeza que com a maioridade penal reduzida, vai sim diminuir a violencia, porque os jovens pensarão duas vezes antes de cometer os mesmos crimes que cometeram, pois os jovens estão almejando uma "vida de rei", que nem esses cantores de funk, que alguns fazem apologia ao crime e tals, que a vida é fácil se entrar na vida do crime vai ficar tudo facil, nada contra o funk, mas isso faz com que os jovens busquem facilidade na vida, pra ter uma mansão no guarujá, ter um amarok, e etc.. Esses funks, também tem muita influência na vida dos jovens, e por isso eu concordo plenamente em por em vigor essa lei de maioridade penal reduzida, porque se tem consciência de estar roubando ou matando, tem consciência que nada irá acontecer com eles.. Mas se constituir essa lei, com certeza eles não irão se arriscar tanto assim!!
    bom na Minha opinião.

    André Luiz
    3001

    ResponderExcluir
  49. É de fato preocupante que é grave o número de crimes cometidos diariamente por menores infratores sem que ocorra a punição de maneira proporcional ao crime cometido – se levar-se em conta que menores de idade não podem ser julgados de igual maneira às de maior idade. Em consequência disso, evidencia-se o sentimento de impunidade entre a população.
    Porém não basta apenas reduzir a maioridade penal. Para que os índices de crimes praticados por menores tenham uma redução, é preciso que o país tenha um sistema carcerário que realmente venha a recuperar esses detentos. Também é necessário que haja mudanças no ambiente familiar do jovem. Leis mais rígidas devem ser criadas, e cumpridas. Além de o governo oferecer mais apoio e oportunidades de educação e lazer, principalmente às crianças de rua.
    A redução da maioridade penal, por si só, não resolveria os graves problemas de segurança pública do país. Contudo, ajudaria muito, pois os adolescentes que antes se sentiam incentivados à prática do crime em função da impunidade, pensariam duas vezes antes de cometê-lo. É tudo uma questão de justiça. Se nada for mudado, os menores infratores de hoje, serão infratores bem maiores amanhã.
    nome : willian fragoso
    turma :3001
    n° : 30

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://vestibular.brasilescola.com/banco-de-redacoes/5757/
      Quer comentar este link, Sr Willian Fragoso??

      Excluir
  50. Eu concordo e sou totalmente a favor das manifestações, óbvio que das manifestações pacíficas. Esses movimentos do povo brasileiro tem sido o principal assunto falado na maioria dos lugares, por que deixamos de aceitar o que era imposto a "nós" e começamos a reivindicar os nossos direitos. Por exemplo, muitos acreditam que as manifestações contra as empresas de ônibus devem-se somente pelo aumento de R$0,20 centavos da passagem, porém é muito mais do que isso. Realmente existem aqueles que só querem saber dos R$0,20 centavos, mas a maioria da população quer estrutura nos ônibus, quer usar um transporte coletivo de qualidade, viajar bem, em segurança e não submetido ao que passamos. Em média, 640 pessoas usam um ônibus por dia na cidade do Rio de Janeiro, fazendo um calculo rápido, têm-se R$3776,00 como resultado do valor da passagem aumentada (de R$2,75 para R$2,95) multiplicado pelo numero de pessoas que usam o transporte diariamente e o resultado deste multiplicado por dois (viagem de ida e volta), esse valor multiplicado por cinco dias da semana da R$18880,00, ou seja, cada ônibus fará em média R$75520,00 por mês (sem contar sábados e domingos), se levarmos em conta as centenas de ônibus que existem em algumas empresas (caso, por exemplo, da Viação Redentor, que conta com mais ou menos 700 veículos) fica nítido que esse aumento deve-se ao monopólio dessas empresas no estado e ao desejo de enriquecer as custas da população. Depois que o Gigante Acordou será difícil de cala-lo, agora o povo esta nas ruas por diversos motivos, as maiores reivindicações são:

    Redução Salarial dos Parlamentares - a maioria absoluta das pessoas exige uma redução de 80% no salário dos parlamentares.

    NÃO à PEC 37 - acabarem com o Projeto de Emenda Constitucional número 37, também conhecida como PEC da Impunidade, a qual retira a possibilidade de que instituições como o Ministério Público (MP), COAF, Receita Federal, IBAMA, Previdência Social, Polícia Militar, entre outros órgãos do Estado, façam investigações criminais.

    Redução de impostos e reforma tributária.

    Aumento de investimento em educação.

    Aumento de investimento em saúde.

    Fim do voto secreto entre os parlamentares.

    Aprovação do Projeto de Lei 4324/2012 - este projeto de lei torna a corrupção um crime hediondo.

    NÃO à PEC 33 – este Projeto de Emenda Constitucional modifica a relação entre os três poderes do país: judiciário, legislativo e executivo.

    Fim do foro privilegiado - as autoridades ou políticos envolvidos em crimes, devem ser tratados como qualquer outro cidadão.

    Estamos passando por mudanças, devemos encarar bem esse fato e apoiar estes movimentos, pois somos uma população unida por um único ideal, a melhora de nosso País.

    Aluno: Patrick Mendes Martins
    Turma: 3002.

    ResponderExcluir
  51. Em relação á Maioridade Penal , a minha opinião é que , se um jovem de 14 ou 15 anos , sabe muito bem o que é SIM o que é NÃO , E que se pratica atos criminais tem total consciência do que faz. E por isso acho que a partir daí ele já pode ser punido pelos seus atos.

    Em quanto a Manifestações , eu acho que foi um bom começo , fomos até as ruas em busca de um direito nosso ! Mas só isso não era necessário , também era preciso que os manifestantes se organizem de forma a civilizadas , projetos concretos, colher assinaturas e apresentem no congresso .. Em busca da melhoria na Educação, Saúde . Porque é vergonhoso o estado dos Hospitais públicos , eles estão mais preocupados em Copa do Mundo do que a Saúde do povo . E isso muito é simples , é só você comparar o preço dos gastos de alguns Estádios e gasto para alguns Hospitais . Mas infelizmente algumas pessoas estão ali nas manifestações para quebrar loja , roubar , por fogo em alguns locais públicos , ou seja VANDALOS ! Isso eu acho lamentavél ..
    Eu sou a favor deste movimento de protesto pra melhorias do nosso Brasil.

    Aluno: Samuel Ferreira Lobato
    Turma: 1005

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. Falar sobre a maioridade penal é um assunto delicado a se discutir, ainda mais quando o nosso País comete falhas em seus julgamentos, é preocupante imaginar que um menor pode correr o risco de ser preso inocentemente e acaba perdendo todo seu futuro e seus planejamentos, sonhos e etc. Mas mesmo assim não dar para ficar de braços cruzados enquanto menores de idade sem responsabilidade acabam com vidas inocentes. Diminuir a penalidade não seria a solução para resolver todos os problemas mas iria diminuir bastante a violência no País, não sou contra a redução da penalidade para menores de idade, mas gostaria de deixar bem claro para as nossas autoridades, QUE TENHAM MAIS ATENÇÃO NA HORA DO JULGAMENTO!! Creio que, com a redução os menores de idade irão pensar mais, antes de cometer alguma besteira. Essa lei não servirá apenas para os menores que estão na vida do crime, mas sim para os que gostam de pegar o carro do Papai emprestado para sair com os amigos pra tomar uma cervejinha, e acabar cometendo crimes.

    ...


    E quanto as manifestações, tem que acontecer mesmo! Infelizmente muitos vão apenas para cometer vandalismo e até mesmo manifestarem sem mesmo saber pelo o que estão manifestando, acho que devemos expressar o que esta em nosso coração mesmo! Quem é justo tem sede de justiça, e quem trabalha e estuda levando uma vida de caráter, vai lutar mesmo pelos os seus direitos, é o nosso futuro que esta em jogo, e se as Autoridades querem resolver o problema limpando a sujeira do lado de fora primeiro, estão enganados, a sujeira se tira de dentro pra fora, e respeitando que se é respeitado, e se querem diminuir a criminalidade e a violência a corrupção aqui fora, acho que eles precisam rever os conceitos e começarem a ver que lá dentro está precisando de muitas mudanças, precisamos de Policiais e Governantes com caráter honesto, nós brasileiros e brasileiras precisamos de um salário justo, se querem aumentar os impostos e as passagens, deveriam certificar, se o salário que recebemos cobre todos esses ajusteis...

    Aluna: Diana Silva Rezende
    Turma: 1005

    ResponderExcluir
  54. Deve-se claro reduzir a maioridade penal, pois se um jovem de dezesseis anos pode matar, estuprar, roubar, e etc.. Pode também pagar por seus erros. Caso isso acontecesse reduziria muito o número de crimes no Brasil, e talvez os jovens passem a ter mais responsabilidade. Mas assim como reduzir esse limite é um caminho, outro seria refletir sobre os erros que cometem os tribunais. Imagina um jovem de 12 anos perder a vida por um erro de "justiça". Quanto as manifestações, o povo está completamente certo em sair nas ruas e reivindicar seus direitos, infelizmente alguns que não vão para reivindicar teus direitos e sim para banalizar um movimento bonito. Muitos podem considerar o que eu vou dizer aqui a opinião de uma velha mas quando vi pela tv o que tem acontecido nas ruas, dificilmente eu sairei para protestar pelo simples fato da violência que está ocorrendo recentemente e não só a violência daqueles vândalos que se juntaram as manifestações para disfarçar-se mas também dos polícias, acredito que para todos o que eles fizeram foi motivo de vergonha, e vergonha ainda maior é a corrupção que há em nosso país, espero que com todos esses protestos o Brasil tome um rumo positivo.
    Sarah Stefanie
    Turma 1004

    ResponderExcluir
  55. Concordo com as manifestações que reivindicam as necessidades que a população precisa , Assim como : EDUCAÇÃO , SAÚDE ,TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE e as demais necessidades que nós precisamos.
    Porém não sou a favor desse vandalismo que ocorre em manifestações direcionadas para o benefício do país.
    Queremos uma política melhor , limpa onde não haja tanto roubo por parte dos políticos , que o dinheiro público seja aplicado nas necessidades realmente do povo.
    Chega de CORRUPÇÃO é preciso MUDAR ! e só através da voz do povo nas ruas vamos conseguir.
    O Brasil já acordou acerto tempo , o grito de socorro da população brasileira apenas ¨levantou o gigante ¨ que já estava acordado.

    aluno: Magno Miranda
    turma: 1005

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Sobre as manifestações:

    Todas as manifestações foram feitas para melhorar a condição de vida do povo brasileiro, pois a democracia é isso desde que respeitem todas as instituições e autoridade dos governos.
    Pois eu acho, que muitas pessoas se aproveitam destas manifestações para fazerem badernas e saquear a comércios.
    Espero que as autoridades de nosso país aproveitem essas manifestações para melhorar nossas vidas.

    Sobre a maioridade penal:

    Em minha opinião, eu sou a favor, pois a redução maioridade penal deveria existir, pelo o seguinte, se muitas das pessoas são contra que eles na maioria das vezes não sabem o que estão fazendo eu discordo, em minha opinião, porque para fazer o que é errado, como matar, roubar, etc. Eles têm consciência disso, eles se aproveitam disso porque eles sabem que a maioria das vezes, não eram presos ou ficavam em uma instituição, onde pensavam que ficavam pouco tempo detidos, até completar a maior idade. Com a redução de pena, iria evitar muitas das vezes a maioria dos assassinatos, furtos e outras inflações que há no mundo de hoje.
    ---
    Rodrigo Castro.
    Turma: 1004 N°: 26

    ResponderExcluir
  58. Sou totalmente a favor sobre os 2 temas propostos,sobre a maioridade penal,um jovem de 16 anos tem noção dos seus atos e as consequências que irão ser provocadas em sua vida,eles não tem medo pois sabem que não vão ser presos pelos sues crimes,muitos dos crimes tambem são cometidos a partir dessa idade,isso diminuiria muito a criminalidade no Brasil.
    Sobre os protestos,eu tenho que dizer que depois de muitos anos a sociedade resolveu impor seu poder diante dos politicos,não lutamos só a favor da diminuição das tarifas de onibus,mais sim sobre os gastos exagerados em estádios para a copa,e não se gasta só com estádio em copa,se gasta com transporte e obras publicas,como estradas e pavimentação,não podemos nos focar na copa e sim no estado em que o nosso pais se encontra,onde a saúde é uma vergonha,os transportes são uma vergonha e a politica é uma vergonha,não podemos sair na rua para fazer vandalismo,mais sim lutar pelos nossos direitos de um jeito pacifico.

    Lucas Fontes
    Turma:3002

    ResponderExcluir
  59. MAIORIDADE PENAL

    Na minha opinião , errou , tem que pagar , não importa se é de maior ou de menor idade , não dá pra aceitar o que os adolescentes vem cometendo e não serem punidos pelos seus atos , pelo fato de serem de menor , nada acontecem com eles , eles aproveitam e sai matando , roubando ...
    isso é lamentável , é um absurdo...
    sou a favor da maioridade penal.

    aluno: Jonathan da silva
    turma: 1005

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. MANIFESTAÇÕES

    Pra ser sincero eu não participei de nenhuma manifestação , mas eu concordo com os protestos, é direito nosso protestar quando não concordamos com alguma coisa , desde que , não prejudique ninguém , manifestação sem bagunça , sem quebra-quebra , sem danos, eu não vi muitos benefícios com tudo isso , e sim prejuízos até mortes , o que é lamentável.

    aluno: Jonathan da silva
    turma: 1005

    ResponderExcluir
  62. Eu concordo, desde que seja para, pelo menos, 12 anos de idade. Estas manifestações que estão ocorrendo, na minha opinião, carecem de reivindicações mais consistentes. Faltam, também, discursos que dêem suporte às reivindicações e, principalmente, um "comando" organizado, capaz de dirigir corretamente as passeatas e movimentos, o que, talvez, pudesse ajudar a evitar badernas que são, aliás, o foco de muitos que se misturam à multidão. Devemos protestar também contra o ECA, pois é esta odiosa lei que impede a implantação da maioridade penal no Brasil. Com 12 anos de idade, o(a) jovem já sabe muito bem o que está fazendo. Outro assunto muito sério que também deveria ser objeto dos protestos é a indústria da multa no trânsito. O governo aumenta o valor das multas por infrações no trânsito e se justifica, dizendo que é para coibir a ação de maus motoristas. Mas o que os governantes querem é ganhar dinheiro com estas multas que, na verdade, não protegem ninguém. Todo mundo sabe disso.

    Ass; Andrew Oliveira da Silva. Turma: 3002

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20130621144906AAIpFM7
      Que coincidência, Sr Andrew Oliveira... Tem algo a dizer????

      Excluir
  63. Eu acho que a maioridade penal tinha que ser reduzida porque os jovens aproveitam de sua menoridade e cometem crimes sabendo que não vão ser punidos,então tem que ser mesmo reduzida para que os menores tenham consciência dos seus atos e comecem a ter um pouco mais de juízo.

    Leticia Santos da Silva Turma:3000

    ResponderExcluir
  64. Existem coisas que acontecem na vida de crianças e adolescentes que marcam demais a vida, pois é uma fase muito delicada, e se não for tratada com cuidado e atenção, isso implicara bastante no adulto que um dia será, e principalmente em suas atitudes diante de algumas situações, assim deixando feridas e muita das vezes revoltas. Mais isso não justifica o fato de achar que pode fazer o que quiser sem pensar, pensar no próximo, na sociedade em si, acho que deve sim existir uma pena para essas pessoas,mais uma pena que seja relevante, e um meio de tratamento para a vida dessas pessoas, pois afinal um dia ela serão soltas, e ai ?? vão voltar a fazer tudo q faziam, talvez por revolta, ou por que faziam aquilo antes. então na minha opnião deve sim haver uma pena , mais uma pena que tenha seu valor diante dessas pessoas, que um dia voltarão para sociedade, e passaram por muitas situações, então assim podem se tornar cidadãos melhores . E sim acho que deve ser reduzida, pois quanto mais velhos forem ficando, mais difícil o tratamento dessas pessoas, pois como é visto, cada vez mais cresce o número de crianças que estão se poluindo com tudo aquilo que não é certo, e principalmente prejudicam a todos.

    Carla Maria Lima Soares turma : 3001

    ResponderExcluir
  65. Bom, eu concordo na redução da maioridade penal, pois acho que desde de criança nos sabemos oque é certo e errado, se buscamos o caminho errado devemos sim ser punidos.
    se tem capacidade pra praticar crimes absurdos, tem que paga pelo que fez. Os governos deveriam busca um jeito de ajuda mais os jovens, abrindo mais oportunidades. pois eles não vão ficar preso pra sempre, então abrindo portas para os mesmo.

    ResponderExcluir
  66. Eu concordo com a redução da maioridade penal,pos se tem atitude de roubar,matar e traficar porquer não de assumir seus erros e pagar por eles.
    O governo preucupado com a copa do mundo,em ter estadios bonitos e com luxo,com isso acaba esquecendo a saúde e a educação,mas como estamos vendo o povo Brasileiro estar lutando pelos seus direitos,é isso vamos juntos lutar pelos nosso direitos que unidos venceremos.
    aluno:Ruan regis
    turma:1004

    ResponderExcluir
  67. A redução da maioridade penal , está totalmente certa pois quem sabe matar e roubar tem que ser preso desde já . pois quem sabe matar e roubar tem qui saber lidar com as consequencias no final . queria ver se um menor de 15 anos matasse um filho de ´´alguém ´´ se esse ´´alguem´´ nao queria ver ele preso . Duvido que alguem iria querer ver este menor solto fasendo mais assasinatos por ai. Entao por isso aprovo a maioridade penal .


    Aluno : denis dos santos fernandes
    Turma: 1004
    n°: 5

    ResponderExcluir
  68. Sou a favor da Redução de Maioridade Penal, pois se um jovem pode cometer crimes Hediondos, ou até mesmo roubar então, pode pagar por seus atos. Com essa redução os menores infratores, temerão antes de cometer tais atos.
    A Justiça Brasileira necessita ajustar- se também, para comportar tais jovens em presídios. Não adianta em nada prende-los, se nos presídios brasileiros não tem espaço suficiente nem para maiores infratores. E há a necessidade de mudar os métodos de reconstrução de caráter (apoio social, psicológico e educacional). Pois quando são presos, voltam para sociedade piores.
    Esse é um meio de começar mudar a história do Brasil, quem sabe a história do mundo! Nunca é tarde para ser alguém na vida!

    ResponderExcluir
  69. Sou a favor da redução da maioridade penal, pois durante muito tempo jovens menores de idade vêm cometendo delitos e não são punidos por isso, pois não têm idade para pagar por seus crimes.
    O adolescente de hoje tem feito grandes tragédias, tanto matando inocentes, quanto roubando e não são condenados à prisão, por não poder puni-los por serem menores é que vem crescendo cada vez mais o número de jovens infratores.
    Não é justo uma pessoa ter direito de tirar a vida de outra e não ser punida por isso, com o argumento de que é menor de idade e não sabe o que está fazendo. Jovens de 13 e 14 anos já sabem o que é certo e errado, o que deve fazer ou não fazer. Então já podem responder pelo que fazem, isto é, todas as pessoas têm que assumir a responsabilidade por seus atos, sejam elas maiores de idade ou não.
    A melhor maneira de diminuir com os crimes cometidos pelos menores é reduzindo a maior idade penal de 18 para 13 ou 14 anos, pois assim reduzirá o número de menores infratores e se ainda tiver serão punidos por seus atos.

    CAROLYNE DE ARAUJO TURMA: 3001

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.cnte.org.br/index.php/621-retratos-da-escola/retratos-da-escola-numero-01/712-reducao-da-maioridade-penal
      Algo a comentar, Srta Carolyne Araujo???

      Excluir
  70. A questão da redução da maioridade penal vai além do fato de que um jovem possa julgar o que é certo ou errado, o problema é bem mais complexo do que isso. O Brasil vive hoje uma crise carcerária absurda, o numero de presos já é mais que o dobro da capacidade nas prisões brasileiras, portanto, diminuir a maioridade penal significaria uma lotação carcerária ainda maior, que a atual infraestrutura do Brasil não suportaria.
    A vida criminosa de um jovem está diretamente ligado a situação em que vive; a pobreza, falta de oportunidade e de educação, levam o jovem a ficar numa situação que não tem nada a perder mais, por isso ultimamente vemos tantas barbaridades cometidas por esses menores. Uma das soluções seria realmente investir em educação e oportunidades para esses jovens.
    Outra questão importante é investir e melhorar bastante o atual cenário do ECA ( Estatuto da criança e do adolescente),pois mais da metade dos jovens que são submetidos a essas medida socioeducativas voltam para a vida criminosa.
    Portanto simplesmente reduzir a maioridade penal não resolverá o problema dos menores delinquentes, o governo precisa investir em educação e nas medidas socioeducativas para que os jovens criminosos tenham em que se apoiar e recomeçar e para que não surjam mais jovens no crime .
    Aluno: Marcus Vinícius Miranda de Souza .
    Turma: 3000
    Aproposito, tive uma pequena ajuda universitária .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho minha opinião a favor da redução, mas tenho que admitir que seu ponto de vista é totalmente coerente.A realidade é que tudo se resolve com educação.. Quem tem educação tem chance de uma vida melhor, longe da criminalidade..

      Excluir
    2. http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20130604121409AAJsvIP
      Algo a comentar, Sr Marcus Vinícius?????

      Excluir
  71. Estamos chegando ao fim de nossa primeira atividade!!! Foi muito bom compartilhar e discutir nossas ideias!! Entendo que foi muito produtiva esta discussão!! Pudemos ver como pensam nossos colegas... entendemos como cada um entende os problemas que nos cercam... colocamos nossas opiniões... discordamos e/ou concordamos com nossos colegas... Enfim, vejo que este foi um belo espaço!!! Mas, tudo que é bom tem um fim!! E esta nossa discussão, por enquanto, acabou!!
    Toda e qualquer participação a partir deste momento não será mais "pontuada"!!
    Agradeço a todos os que partilharam ideias conosco!!! Em breve nos veremos... Abraços!!!

    ResponderExcluir
  72. Em 1760 a Europa (especialmente a Inglaterra) se vê engajada num projeto de crescimento absurdamente grande, chamada de Revolução Industrial.No dia 4 de julho de 1776 os Estados Unidos se torna independente da Inglaterra e agora pode progredir rumo ao que vimos hoje.
    Somente em 15 de novembro de 1889 (129 anos depois do maior processo evolutivo da Europa) o Brasil se torna Republica. Não é por menos que um pais que sempre serviu de exploração por outros somente agora tem o desejo de mudança visto por meio da insatisfação da população, uma atitude que deveria ser tomada "anos luz" atrás, hoje é vista por tudo mundo como o processo que irá transformar a realidade brasileira de um _status_ (País Emergente) em um país de primeiro mundo.
    Em relação a mudanças de atuais leis, deve-se levar em consideração o simples* fato de um adolescente de 16 anos ter total consciência do que faz, sou totalmente a favor da redução da idade penal, assim como também sou a favor de outras coisas que considero possível de se realizar antes dos 18 ou 21 anos, como dirigir e votar. Eu posso votar e escolher o futuro de meu país, mas não tenho consciência de que uma arma pode matar alguém???

    ResponderExcluir
  73. Tendo em vista os comentários anteriores de posicionamentos contra a redução da maioridade penal, digo a respeito que "somente" reduzir não seria suficiente.Mas também não posso deixar de levar em conta que muitos (sim, muitos) adolescentes fazem isso pelo simples fato de saber que não será preso por causa de sua idade, em muitos casos até assumem culpa de outros delitos de parceiros que já são maiores..

    ResponderExcluir
  74. "O Brasil acordou". Assim estava escrito em cartazes das manifestações que abalaram a nação e levaram às ruas mais de um milhão de pessoas.
    Muitos desses protestos ocorridos no país sucederam de forma pacífica, entretanto na maioria deles o resultado foi dano ao patrimônio público, pois algumas pessoas acreditam que só serão ouvidas se o governo sofrer alguma degradação, e privado, confronto com a policia, que geralmente rende muitas pessoas machucadas e até mortes, etc. Uma forma para que esses protestos possam ocorrer, como a própria constituição as libera de acontecerem, e de serem realizados de maneira ordeira é haver uma parceria entre manifestantes e a policia a fim de tentar impedir a ação de vândalos infiltrados nos protestos. Outra solução para satisfazer a população seria os governantes auscultarem os lideres dos movimentos e atender, conforme for possível, as solicitações dos mesmos.
    nome: Graciele / Turma : 1004

    ResponderExcluir